O que é Samurai Guitar

Guitarra. Música. Você.

Como nosso próprio slogan sugere, Samurai Guitar é sobre três coisas.

Em primeiro lugar, nosso instrumento é a guitarra, então obviamente vamos falar dela. Sobre o que vamos falar? Basicamente, sobre tudo aquilo que ninguém mais está falando. Vamos ficar falando sobre equipamentos? Não. Existem diversos canais sobre esse assunto no Youtube, ninguém precisa de mais um! 

Seremos iguais a todos os outros e falaremos sobre licks, truques, etc.? Também não. Já existem infinitos canais em que o cara diz coisas como: “essa aqui é uma escala que eu gosto muito de usar nesse contexto” ou “esse aqui é um lick/riff/truque que eu curto”. Esse tipo de material é muito pessoal, porque fala apenas da preferência do cara que está gravando o vídeo! Eu chamo isso de abordagem reprodutiva, porque os caras que ensinam desse jeito estão te ensinando a reproduzir algo que já existe, que já foi feito.

A abordagem do Samurai Guitar é o que chamo de abordagem criativa. Nós vamos fornecer a você ferramentas para criar! Eu não vou te dizer o que tocar. Você é o artista, você é o criador. Isso significa que é você quem tem que saber o que vai tocar! Eu não vou te dizer quais notas tocar porque essa decisão é só sua, é pessoal! Só você sabe o que quer expressar!

Vamos falar, sim, sobre como tocar as notas que você escolher.  Em especial, vamos falar sobre técnica ortodoxa, um assunto que é amplamente ignorado pelos guitarristas brasileiros, mas absolutamente fundamental para que a gente consiga ter liberdade e espontaneidade total no instrumento. Além disso, vamos falar sobre como praticar de modo efetivo, eficiente e produtivo o que quer que você queira praticar.

Em segundo lugar, nosso objetivo com a guitarra é fazer música, então é claro que vamos falar sobre música também. Com relação a esse assunto, mais uma vez, vamos falar sobre todas aquelas coisas que você não acha nos outros canais. Minha ideia é, com o tempo, compartilhar com vocês tudo o que eu sempre procurei como estudante de música, e especificamente como estudante de composição, mas nunca encontrei no Brasil.

Vamos abordar desde ferramentas mais técnicas de composição até assuntos mais abstratos, como, por exemplo, inspiração e as emoções relacionadas aos modos gregos e às funções harmônicas, etc. O objetivo de tudo isso é permitir que você possa fazer uso consciente desses recursos quando estiver compondo suas músicas.

Todas essas questões são absolutamente fundamentais para quem deseja aprofundar seu relacionamento com a música e compor com excelência e de modo consciente. Na minha opinião, tópicos desse tipo deviam ser abordados por todos os canais sérios de ensino musical, e sempre me entristeceu e assustou muito ver gerações inteiras de guitarristas e músicos brasileiros ignorando assuntos como esses. Mas a ignorância está com seus dias contados! O Samurai Guitar vai  sanar a falta de informação de qualidade sobre esses assuntos no Brasil, transmitindo para o público tupiniquim tudo o que obtive de melhor com materiais e professores estrangeiros excepcionais!

Por fim, vamos falar também sobre o elo mais importante dessa corrente: a pecinha que toca a guitarra e faz a música. No fim das contas, é aí que está toda a técnica e toda a música. Não adianta nada investir em métodos e equipamentos, ter uma super guitarra com super captadores, etc., mas não investir em você mesmo, como se o equipamento fosse tocar sozinho!

É fundamental entender isto: não é o equipamento que faz a música. Pessoal, eu tenho que fazer uma revelação bombástica para vocês: a guitarra é apenas um pedaço de madeira com seis arames! #prontofalei. É simples assim. Sério, é incrível que a esmagadora maioria dos canais de guitarra e música na internet ignore isto: é você quem controla a guitarra e faz a música.

Se você não olhar para si mesmo e para o modo como faz as coisas e para a maneira como reage ao que lhe acontece, pode remar o quanto quiser, mas não vai sair do lugar! Você é a parte mais importante disso tudo! Isso significa que você não vai conseguir controlar a guitarra com suas mãos se você não controlar primeiro… as suas mãos!

Do mesmo modo, de que adianta a gente praticar horas por dia durante anos, ensaiar com a nossa banda ao longo de meses sem folga, se, na hora da performance, quando estamos no palco diante do público, entramos em pânico e não lembramos nem mesmo como segurar a palheta?!

Bom… Acho que com isso já dá pra ver que você é de fato a parte mais valiosa desse sistema, né? Então, naturalmente, vamos dedicar bastante atenção a esse ponto.

O grande lance é que todos esses assuntos — guitarra, música e desenvolvimento pessoal — necessariamente se misturam para formar uma coisa só. A principal ideia que vamos desenvolver aqui no Samurai Guitar é que guitarra, música e indivíduo formam (ou deveriam formar) uma unidade, e vamos discutir e investigar métodos de desenvolver essa unidade. Então não estranhe se começarmos um texto ou vídeo falando de uma coisa e acabarmos chegando em outras, talvez até mesmo surpreendentes.

Nosso objetivo é fazer da guitarra e da música uma extensão de nós mesmos!

Outra diferença importante que precisamos destacar é a seguinte: a esmagadora maioria dos canais de guitarra e música se concentra sobretudo em “conteúdo” (“Aprenda licks de blues”, “Aprenda a escala tal”, “aprenda acordes”, etc.). Já o Samurai Guitar se concentra sobretudo em “abordagem” (ou seja, “Aprenda tudo o que você quiser!”). Nós vamos trabalhar aqui com princípios universais, ou seja, vamos lidar com habilidades que são transferíveis para outras áreas de nossas vidas.

Sites e canais sobre conteúdo existem às pencas, e eles desempenham uma função importante para muitos estudantes. Nossa ideia aqui não é dizer para você deixar de acessar esses conteúdos. Nunca! Você não é obrigado a abandonar esses outros sites. Na verdade, o Samurai Guitar vai lhe oferecer ferramentas pra que você extraia o maior benefício possível deles. Nossa proposta, pela sua própria natureza, é complementar a praticamente todas as demais. Nosso clã é includente, não excludente!

Uma coisa eu posso falar com toda certeza. Se você, assim como eu, busca a total liberdade no instrumento e o domínio consciente dos recursos para a expressão musical plena, não tente achar atalhos. O nosso caminho, por mais longo que seja, precisa ser trilhado passo a passo.

Vamos transmitir os fundamentos básicos para que você possa dizer através da guitarra aquilo que você quer dizer. Vamos investigar juntos novas possibilidades de se relacionar com a música e de aumentar nossa intimidade com ela. Mais do que isso, vamos utilizar essas duas ferramentas extraordinárias — a guitarra e a música — como uma maneira tangível de lidar com o intangível, mergulhar até o centro de nós mesmos e descobrir as chaves para que vivamos a vida que sonhamos viver e sejamos a pessoa que desejamos ser.

Vamos descobrir que as disciplinas necessárias para que nos tornemos um bom guitarrista, um bom músico e um bom ser humano, no fundo, são todas a mesma. Por isso, a gente se dedicar somente a uma delas e não às outras seria desperdiçar uma oportunidade incrível! Vamos difundir aqui uma maneira diferenciada de praticar, tocar, se expressar e encarar os desafios, com abordagens que se aplicam a inúmeras áreas de nossas vidas — de tocar guitarra a comer uma mina; de compor uma música a desenvolver uma carreira. Em suma, vamos investigar juntos uma maneira diferenciada de fazer as coisas.

Falando assim, pode parecer super complicado, mas eu garanto que essa jornada vai ser muito mais simples, divertida e enriquecedora do que você talvez esteja imaginando, e é um prazer ter você a bordo!

Bem-vindo ao Samurai Guitar!

(Inscreva-se clicando aqui e receba o melhor conteúdo exclusivo por email!)