Palhetada Híbrida

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”, disse Sócrates, talvez o homem mais inteligente da História. Essa é uma frase que todos nós deveríamos ter estampada na parede do nosso quarto, porque ela resume em si a chave para a maestria: só podemos aprender algo que ainda não sabemos. Ainda mais importante: não podemos aprender algo que acreditamos já saber. Assim, nossa jornada rumo à maestria começa com a prática da humildade e da sinceridade: somos péssimos. E precisamos de ajuda. Sozinhos podemos muito pouco, e a vida é curta demais para tentar aprender por conta própria tudo de que precisamos. Por isso, depois de praticar o discernimento e humildemente reconhecer nossas limitações, nós procuramos um instrutor.

Ninguém vem ao Samurai Guitar pedindo ajuda e sai de mãos abanando. Mas quando alguém pede ajuda com palhetada híbrida, a coisa complica, e este servo encontra uma oportunidade para praticar seus fundamentos — e praticar os fundamentos nunca é demais. Eu sou péssimo em palhetada híbrida. É uma técnica que admiro e à qual certamente talvez ainda dedicarei parte da minha atenção, mas definitivamente não está na minha lista de prioridades, e meu atual uso desse tipo de palhetada é muito limitado, se não nulo. Assim, eu preciso de um instrutor que oriente meu trabalho nessa técnica, e, nesse caso, sem dúvida alguma escolheria Gustavo Assis-Brasil para esse posto. O Gustavo é um verdadeiro mestre no assunto e já produziu uma vasta obra dedicada ao ensino da palhetada híbrida. A melhor coisa que eu posso fazer para quem quer se aventurar por esses mares é indicar o trabalho dele. Você pode acessar o site dele aqui, bem como se inscrever no canal dele aqui. Os estudantes sérios dessa técnica não vão se arrepender de adquirir o material didático do Gustavo (eu recomendaria os combos), e, como amostra grátis, no fim deste post você confere o primeiro exercício do primeiro capítulo do livro Hybrid Picking Exercises: Single Note Permutations, que pode ser adquirido aqui. (Sim, tudo aquilo é só o primeiro exercício do primeiro capítulo!) É um privilégio poder dar algum tipo de suporte a artistas da categoria do Gustavo Assis-Brasil, e é nosso dever valorizar (e, sempre que possível, retribuir) o excelente trabalho desses caras, que tanto acrescenta para todos nós e que de fato contribui para o desenvolvimento da cultura do nosso País. O Brasil está tomado por charlatães em todas as áreas, e na guitarra não é diferente. Por todos os lados vemos pseudo-instrutores que pretendem ensinar aos outros aquilo que eles mesmos ainda não aprenderam, pra não falar de meros iniciantes que, afoitos por algum reconhecimento e validação externa, se lançam nas mídias sociais como pretensos professores, naquilo que provavelmente é só mais uma manifestação de sua ejaculação precoce. Além de prejudicar aos demais com sua meia ciência, esses sujeitos fecham para si mesmos a porta que um dia os poderia levar para a maestria e a boa vida, porque se fecham para a possibilidade de aprender aquilo que ainda não sabem, e, o que é pior, sequer sabem que ainda não sabem. Se fica alguma lição deste artigo, é esta: não se constrói nada de valor sem humildade, sinceridade e instrução, e todo mestre só se tornou mestre porque foi rigoroso com sua formação.


As imagens a seguir ilustram diferentes motivos de aplicação da palhetada híbrida sobre a combinação de dedos (da mão esquerda) 4-3-2-1. Cada compasso é um exercício em si mesmo, que você deve repetir até sentir-se confortável com sua execução. Crie também suas próprias variações, como outras combinações de mão esquerda, aplicações sobre escalas, outros saltos de corda, etc. A letra m significa que a nota deve ser dedilhada com o dedo médio, e a letra a, com o anular.

Palhetada hibrida Pagina 1

Hybrid Picking Exercises, de Gustavo Assis-Brasil

Palhetada Híbrida Pagina 2

Hybrid Picking Exercises, de Gustavo Assis-Brasil

(Ilustrações para fins educacionais e de divulgação. O original pode [e deve!] ser comprado aqui.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s