Aulas de Guitarra via Skype Funcionam?

Eu sempre fui contra a ideia de aulas de guitarra via Skype. Tocar um instrumento musical é uma práxis. Por isso, para mim, a presença pessoal do instrutor sempre foi fundamental, sobretudo nos primeiros passos. Dito isso, existem alguns casos em que aulas via internet são excelente opção.

Minha experiência no Guitar Craft foi transformadora em muitos sentidos, sendo a minha prática na guitarra o mais evidente. Nesse quesito, a escola de Robert Fripp revolucionou também minha maneira de dar e receber aulas do instrumento. Pela primeira vez nos meus então 12 anos de estudo da guitarra, o professor encostou em mim, posicionando meus braços e mãos, minha postura, etc. Para mim, que estava recomeçando tudo do zero naquele momento, esse auxílio foi crucial.

Além disso, havia uma certa qualidade, tanto na pessoa do instrutor como na sua execução ao instrumento, que ao mesmo me ensinava e contagiava. “Nós também aprendemos por osmose”, disse Robert em um de seus aforismas. Mas sempre achei que isso não funcionava pela internet.

Por tudo isso, sempre me neguei a dar e receber aulas via Skype. Queria que o instrutor corrigisse minha postura física (ainda que, no Brasil, isso não ocorra nunca), e considerava aquela tal qualidade, que a câmera e o microfone não capturam nem transmitem, a parte mais importante da relação professor-aluno. Aulas via internet, para mim, sempre foram como sexo virtual: você pode tentar se convencer o quanto quiser, mas não é a coisa real e, o que pode ser ainda pior, não te preparam pra coisa real.

Mas existe um outro aforisma do Guitar Craft que diz: “Na impossibilidade de honrar plenamente um princípio, honre-o o melhor possível”. É raro que nos encontremos em uma situação ideal. Nós, que moramos no Brasil, aliás, já nascemos acostumados com isso. Nesse caso, o que fazer? Simples: fazemos o melhor que podemos, com aquelas ferramentas que temos. E o Skype é uma delas.

Sejamos francos: no nosso País, a esmagadora maioria dos professores renomados de guitarra se encontra em São Paulo. Isso quer dizer, que, se você não mora na capital paulista, são grandes as chances de não haver na sua cidade um professor de guitarra com o perfil que você gostaria ou precisaria, principalmente no caso de você já ser um instrumentista mais avançado. Além disso, existe uma questão de afinidade com o instrutor  — e aqui me refiro à abordagem dele com relação ao instrumento, à música e à didática, e não à afinidade pessoal com o cara. Por exemplo: desde que iniciei o Samurai Guitar, recebi dezenas de mensagens muito generosas nas quais seus autores me agradeciam por dicas que nunca ouviram em outro lugar e que os ajudaram muito, bem como por abordar algumas questões mais profundas sobre nossa relação com o instrumento e a música (e olha que, bem dizer, nós ainda nem começamos!). Muitos deles me pediam aulas via Skype, o que me fez refletir.

Acabei por repensar minha posição com relação às aulas de guitarra via internet. Por mais que saiba que essa não é a “aula de guitarra ideal”, é inegável que trata-se de uma ferramenta que pode ser a diferença entre a vida e a morte para aqueles estudantes que não vivem nos grandes centros, não têm na cidade onde moram professores que atendam às suas necessidades musicais/guitarrísticas e/ou sentem afinidade com o estilo e a didática de um instrutor específico, apesar de uma eventual grande distância geográfica.

Já dizia Martin Luther King: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje. Mas, seja como for, siga em frente, de qualquer jeito”. Palavras de um verdadeiro samurai.


Interessado em fazer aulas comigo? Então clique aqui ou acesse a aba AULAS para descobrir como isso funciona.

Um forte abraço,

A.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s