Postura da Mão Esquerda: Um dos Segredos para Tocar Rápido e com Precisão

Quando o assunto é tocar rápido, com fluidez e precisão, quase todo mundo adota uma atitude de “vamos ao que interessa, passe-me os exercícios para os dedos!”. Ou seja, todos têm pressa, vão com muita sede ao pote. Menos os mestres: os mestres sabem que velocidade é diferente de pressa. Mais ainda, sabem que técnica correta significa postura correta, e talvez seja justamente essa consciência que os separa dos aprendizes. Essa é uma lição valiosa para todos nós que buscamos a maestria na guitarra.

Antes de aprendermos a movimentar nossos dedos de uma nota para outra, precisamos aprender a posicionar nossos dedos nas notas. Com a postura correta, podemos abrir mão de todo o esforço que impede nossos dedos de se movimentarem com fluidez. Todos que acompanham o Samurai Guitar desde o início já me ouviram falar mais de uma vez que técnica é postura e movimento. Note que postura vem primeiro. Isso não é à toa. A postura vem primeiro porque o movimento é o movimento entre as posturas, ou seja, é o movimento de uma postura para a outra. Assim, se não dominamos as posturas com consistência, nossa movimentação será sempre hesitante e imprecisa, como se estivéssemos sapateando sobre gelo escorregadio.

O maior e mais comum problema de postura da mão esquerda para quem quer tocar com agilidade e precisão é não usar a extrema ponta dos dedos para digitar as notas sobre a corda. A dica, portanto, é simples e óbvia: use a extrema ponta dos dedos para digitar as notas! Uma vez que nossas mãos incorporarem essa noção, deslizar pelo braço da guitarra com agilidade fica muito mais fácil e livre de sofrimento.

O segundo maior e mais comum problema de postura da mão esquerda dos guitarristas é acreditarem que já usam a extrema ponta dos dedos para digitar as notas. Essa é uma questão muito mais interessante e profunda: existe uma diferença entre a nossa experiência da realidade e a realidade em si. Existe um hiato entre o que acreditamos que estamos fazendo e o que nosso corpo está de fato realizando. O Caminho da Maestria consiste, em grande parte, na redução dessa distância.

Para ter certeza de que estamos de fato tocando com a ponta dos dedos, costumo dar aos meus alunos uma regra visual que, ao longo do tempo, se provou bastante útil: quando olhamos para nossos dedos digitando notas no braço da guitarra, devemos ver apenas as nossas unhas; nunca a carne debaixo delas, ou seja, a pele da pontinha dos dedos. As fotos a seguir talvez facilitem a compreensão do que quero dizer.

Se é verdade que, ao contrário do que acreditava, não toco as cordas com a extrema ponta dos meus dedos, poderia haver outras áreas da minha vida em que existe uma diferença entre o que eu penso fazer e o que eu de fato faço?

Um pensamento sobre “Postura da Mão Esquerda: Um dos Segredos para Tocar Rápido e com Precisão

  1. Excelente, porém olhando as fotos eu entendi um pouco a razão de uma certa pessoa que tem um curso focado em “como tocar” insiste tanto para que os conhecimentos sejam passados presencialmente de professor/instrutor ao aluno. Pois no meu POV a minha postura não se parece com nenhuma das duas fotos, mesmo tendo consciência formada do que estou prestes a fazer. Isso é um detalhe apenas, mas samurai é samurai…rs.
    Por outro lado, sugerir que existe uma diferença (e quase sempre existe mesmo…) entre o que percebemos da realidade e a realidade em si, mesmo a perceptível, é um ótimo começo para que possamos ter outros pontos de vista inclusive sobre nós mesmos e nos tornarmos menos automatizados e reativos.
    Por fim espero que vá em frente e aponte também para a questão da pressão necessária em contraposição à força desnecessária. Mesmo em instrumentos não tão confortáveis.
    Grande abraço e parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s