Objetivos na Prática Diária

A primeira coisa que qualquer guru do desenvolvimento pessoal sempre diz quando você decide começar a realizar todo o seu potencial é: tenha um objetivo. Napoleon Hill, no seu best seller Pense e Enriqueça (veja o livro aqui), dedica o início da obra exatamente a esse assunto. É simples: se você não sabe para onde está indo, vai chegar não sabe onde.

Em geral, quando esse tipo de coisa é dita, refere-se a objetivos grandes, de longo prazo, tipo “quem você quer ser quando crescer”. E é absolutamente necessário que tenhamos esse tipo de meta. O único problema é que, muitas vezes, fica difícil determinar se estamos fazendo um bom progresso, porque a meta é tão distante que vai levar anos para ser atingida. Assim, é muito fácil que a gente se desvie do nosso curso, seguindo por um caminho que não vai nos levar aonde queremos chegar — e o pior é que podemos só perceber esse erro tarde demais. Isso seria trágico: anos de trabalho e de esforço jogados fora.

Bom, a solução parece simples. Basta que a gente quebre o nosso grande objetivo em objetivos menores, de curto ou médio prazo, os quais nos servirão de referência. Essa é mesmo uma boa ideia e uma solução efetiva para a questão, e de fato não vejo alternativa melhor. Mas existe ainda mais um tipo de objetivo que podemos adotar e que vai nos assegurar um desenvolvimento consistente e constante, na guitarra ou em qualquer outra área da vida: o objetivo diário.

Tenha um objetivo para cada sessão de prática. Saiba o que você quer obter toda e cada vez que se senta para tocar guitarra. Defina com clareza qual a habilidade que você quer desenvolver ou qual conhecimento você quer adquirir. Seu objetivo pode ser muito pequeno (aliás, na minha opinião, quanto menor, melhor), como, por exemplo, localizar onde estão as notas dó no braço do instrumento, decorar um (ou dois, ou três…) shapes de um arpejo ou escala, aprender a tocar uma música, etc. Não importa. O que importa é que você tenha uma meta e atinja ela.

Isso vai dar foco para o seu treino e ajudar você a manter sua produtividade no máximo. Além disso, treinando com objetivos diários, nenhuma sessão de prática é desperdiçada, todas elas estão a serviço do nosso objetivo maior, seja ele qual for. Treinando sem uma meta diária clara e definida, é muito comum que o guitarrista pratique por muitas semanas, até meses, mas não experimente nenhuma evolução. Eles não sabem bem para onde estão indo e, assim, estão chegando não sabem bem aonde…

 ***

Um bom objetivo tem as seguintes características: é simples, claro e positivo. Ou seja, é uma frase curta e precisa, que você é capaz de falar em voz alta, e não apresenta a palavra “não”.

 

 

 

Um pensamento sobre “Objetivos na Prática Diária

  1. Pingback: 5 Erros que Todo Guitarrista Comete | Samurai Guitar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s